Indústria está muito longe de uma trajetória ascendente, diz IBGE
A expectativa para o desempenho da indústria em 2023 não é otimista, segundo o gerente da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), André Macedo...
A expectativa para o desempenho da indústria em 2023 não é otimista, segundo o gerente da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), André Macedo.
“Observando o retrato da indústria ao longo do ano, está muito longe de uma trajetória ascendente. Os juros são um fator importante para entender muito do comportamento de uma indústria que não consegue ampliar seus horizontes a partir de patamar de dezembro do ano passado”, comentou.
A declaração foi dada na manhã desta terça-feira (3), após a divulgação da pesquisa.
A produção industrial brasileira subiu 0,4% em agosto, puxada pela atividade de produtos farmoquímicos e farmacêuticos.
Apesar do crescimento, o setor amarga um recuo de 0,3% em 2023. No acumulado nos últimos 12 meses, há uma queda de 0,1%. A produção continua 1,8% abaixo do patamar pré-pandemia.
O patamar de juros elevado, segundo André Macedo, apesar das duas quedas recentes da taxa básica de juros da economia, ainda impacta no setor.
“Apesar de se observar relaxamento na política monetária, com duas quedas da Selic, o juro ainda permanece patamar elevado”, destacou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)