Indicação de petista processado assombra a Petros
Ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto tem atuado na Petrobras para emplacar um ex-diretor da Previ no fundo de pensão dos funcionários da petroleira
Após apadrinhar a indicação da “petista histórica” Magda Chambriard para a presidência da Petrobras, o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto (foto) tem atuado para emplacar Francisco Ferreira Alexandre, suplente da senadora Teresa Leitão (PT-PE), na Petros, fundo de pensão dos funcionários da estatal.
Segundo O Globo, a indicação tem causado resistência entre os conselheiros do fundo porque Ferreira Alexandre foi denunciado em 2019 pelo Ministério Público Federal (MPF) por gestão temerária na Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil. Ele também é réu por improbidade administrativa em um processo no qual a própria Petros figura como assistente da acusação.
Como diretor de Administração da Previ, Francisco Alexandre chancelou um aporte de 50 milhões de reais em 2009 em um fundo no qual os gestores superestimavam o valor dos ativos em troca de propina.
O esquema, investigado na Operação Greenfield, provocou perdas de quase meio bilhão de reais para a Petros, a Previ e a Funcef, fundo de pensão dos servidores da Caixa Econômica Federal.
A indicação
Em julho, o CFO da Petrobras, Cesar Rosa, encaminhou a indicação de Francisco Ferreira Alexandre à Petros em julho de 2024.
Além dele, o executivo indicou o nome de um servidor incluído apenas para constar e que já foi descartado, diz o jornal.
Com a indicação, o petista ficou de fora de um processo de recrutamento com 50 candidatos, dos quais restaram três.
As diretrizes internas da Petros não preveem que o preenchimento dos cargos seja exclusivo por selecionamentos conduzidos por companhias headhunters.
Petrobras tenta acelerar a escolha do novo diretor da Petros
Na quarta-feira, 30, a Petrobras tentou acelerar o processo de escolha do novo diretor de Investimentos da Petros.
A estatal, diz O Globo, pressionou pela formação da lista tríplice que precisa ser votada antes da chancela de Ferreira Alexandre para o cargo.
Em meio a questionamentos sobre o histórico do indicado por Vaccari Neto, o procedimento foi adiado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Marcia Elizabeth Brunetti
01.11.2024 11:47Esse é um resultado claro de que no Brasil vale a pena ser ladrão, ficha suja dá status e estatais estão aí para beneficiar quadrilhas.
MARCOS ANTONIO RAINHO GOMES DA COSTA
01.11.2024 11:06ATÉ AÍ NADA DEMAIS. OS LADRÕES VOLTAM A CENA DO CRIME COM AS BENÇÃOS DO stf. O BRASIL ESTÁ DOMINADOPELOS CRIMINOSOS.
Pedro Andrade Bariani
01.11.2024 11:03Trise um país que não aprende com seus erros. Este indivíduo deveria estar na cadeia.
ger
01.11.2024 10:53Mais do mesmo.......