IGP-M sobe 0,29% em agosto e fica abaixo das expectativas
Consenso de mercado apontava para uma variação mensal de 0,45%. Acumulado de 12 meses também desacelerou mais fortemente que antecipado
O IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) apresentou desaceleração em agosto para 0,29%, após alcançar 0,61% , segundo a Fundação Getulio Vargas. No acumulado do ano, o índice mostra alta de 2,00%, enquanto a variação nos últimos 12 meses atinge 4,26%.
A queda na pressão sobre os preços ficou abaixo das expectativas dos mercado, que esperava 0,45% de avanço na comparação mensal, e 4,43% no acumulados nos últimos 12 meses.
Em agosto do ano passado, o IGP-M havia apresentado uma deflação de 0,14% e acumulava uma queda de 7,20% nos últimos 12 meses.
Análise dos Componentes do IGP-M
Em nota, André Braz, responsável pelos índices de preços no FGV/Ibre, destacou que todos os três componentes do IGP-M sofreram desaceleração. Nos preços ao produtor, a contribuição para a queda se deu principalmente pelas commodities, incluindo minério de ferro, farelo de soja e feijão.
No setor de consumo, a categoria de alimentação se destacou por uma redução significativa, impulsionada pela abundância de produtos frescos, superando o recuo do mês anterior. Por outro lado, os custos da construção civil enfrentaram um aumento menos acentuado em relação à mão de obra, o que resultou em uma pressão inflacionária reduzida para este setor em agosto.
A queda no custo da mão de obra, ajudou a conter as pressões no setor de construção, contribuindo para conter o avanço do índice como um todo.
O IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo) variou 0,29% em agosto, contra 0,68% registrado em julho. O IPC (Índice de Preços ao Consumidor) também desacelerou, passando de 0,30% em julho para 0,09% em agosto. Das oito classes de despesas que compõem o índice, seis apresentaram diminuição nas taxas de variação. O INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) registrou variação positiva de 0,64% em agosto, ligeiramente abaixo da taxa de 0,69% registrada em julho. agosto.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)