Ibovespa fecha em queda com piora nas expectativas sobre os juros
Desde a alteração da meta fiscal, os investidores tem impulsionado as taxas futuras e adota uma postura de maior cautela quanto ao risco
O principal índice acionário brasileiro, o Ibovespa, encerrou as negociações desta quarta-feira, 24, em queda de 0,33%, aos 124,7 mil pontos. O dia foi mais uma vez ditado pela pressão da piora nas 0 expectativas sobre os juros após a mudança da meta fiscal para os próximos anos.
Essa foi a segunda sessão consecutiva de queda do indicador e a quinta vez entre as oito após o anúncio do abandono no objetivo de superávit primário no ano que vem.
Nesta quarta-feira, as principais contribuições negativas para o Ibovespa ficaram entre Eletrobras (-1,18% ON; -0,97% PNA), Petrobras (-0,46% PN; -0,44% ON) e B3 S.A. (-1,35%). Do lado positivo destaquee para Ambev (+1,52%), WEG (+0,63%) e Vale (+1,24%), que apresenta balanço do primeiro trimestre deste ano em algumas horas.
Os juros responderam mais uma vez com forte aversão a risco, após declarações do diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, pregar cautela por parte da autoridade monetária. Galípolo também afirmou que é “importante ter calma” para entender o que está acontecendo com as taxas nos Estados Unidos, mesmo que isso faça com que o BC fique “um pouco atrasada no processo de reação“.
Com isso as taxas futuras encerraram as negociações em alta em todos os vencimentos. Os prazos intermediários, entre 2026 e 2030, chegaram a subir mais de 14 pontos base. A Selic terminal precificada pelo mercado passou a apontar novamente para apenas um corte de 0,25 ponto percentual na próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) e menos de 50% de chance de uma redução extra ainda em 2024.
O dólar avançou contra o real 0,43%, cotado a 5,15 reais. O dia foi de leve alta para a moeda americana de acordo com o índice DXY, que compara a divisa dos Estados Unidos com uma cesta com as principais concorrentes globais, avançando 0,14% na sessão.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)