Ibovespa fecha em alta e renova topo histórico
Indicador estabelece novo recorde, acima dos 136 mil pontos, e rali acumula alta de 6,61% no mês de agosto
O índice de referência do mercado acionário brasileiro atingiu novo recorde histórico nesta terça-feira, 20, encerrando as negociações acima dos 136 mil pontos pela primeira vez, com destaque positivo para as ações de Weg (+2,55%), Itaú (+0,73%) e Sabesp (+2,13%), que foram as maiores contribuições para o indicador.
O Ibovespa avançou 0,23%, para fechar o dia em 136.087 pontos, com um pico momentâneo de 136.329,79 pontos durante o pregão, estabelecendo recordes de fechamento e intradia, respectivamente. No mês, o índice acumula uma valorização de 6,61%, o que faz de agosto o melhor desempenho mensal do ano até o momento.
Na mínima do dia, o Ibovespa foi a 135.311 pontos, com movimentos de realização de lucros e ajustes. No lado negativo da sessão, JBS (-5,32%), Localiza (-2,89%) e Raia Drogasil (-2,72%) foram as principais detratoras do Ibovespa na terça-feira, 20.
O dólar avançou sobre as moedas mais comuns para operações de carry trade entre as emergentes como a lira turca (+0,39%), o peso mexicano (+1,66%) e o real brasileiro. Por aqui, a divisa americana subiu 1,20% e encerrou as negociações valendo 5,48 reais. Apesar da correção dos últimos dias a moeda dos Estados Unidos ainda acumula uma queda de mais de 3% em agosto contra a brasileira.
Os juros futuros recuaram nos vencimentos curtos da curva e avançaram nos prazos intermediários e longos em até 11 pontos base em dia marcado por falas menos austeras do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
No mês, a curva a termo de juros corrigiu as expectativas para até um ano com altas de até 25 pontos base, enquanto reduziu as taxas médias nos vencimentos intermediários e longos em 50 pontos base até agora. A um mês da próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) o mercado ainda tenta calibrar as apostas em altas da Selic para o ano de 2024.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)