Ibovespa acompanha exterior e volta a fechar em queda
As principais bolsas globais do ocidente encerraram a quinta-feira em queda, com investidores assumindo uma postura de cautela antes da fala do presidente do FED, Jerome Powell, amanhã no simpósio de Jackson Hole...
As principais bolsas globais do ocidente encerraram a quinta-feira em queda, com investidores assumindo uma postura de cautela antes da fala do presidente do FED, Jerome Powell, amanhã no simpósio de Jackson Hole. O discurso do líder da autoridade monetária americana deve indicar a postura do banco central dos Estados Unidos para os juros por lá.
O dia começou com otimismo com mais um resultado positivo da fabricante de microchips Nvidia, que chegou a subir mais de 8% antes da abertura do pregão, mas encerrou o dia praticamente estável. O clima mudou na segunda metade da sessão, com o aumento da aversão a risco antes da fala de Powell.
Por aqui, o dólar reagiu contra o real e se encaminhava para fechar em alta próxima de 0,5%, cotado a R$ 4,88. Os juros futuros resistiram à alta do rendimento dos títulos americanos e, embora tenham reduzido a queda durante a sessão, fecharam em baixa para todos os vencimentos.
Entre os destaques no mercado acionário, Vale e bancos estiveram entre as maiores contribuições para a queda de cerca de 1% do Ibovespa no dia. Para a mineradora, a queda no preço do minério de ferro durante o dia, acabou por pressionar o preço da ação da empresa. Itaú também fechou o dia com perdas, após a divulgação da venda da operação argentina ao banco Macro. A transação deve gerar um prejuízo de R$ 1,2 bilhão, de acordo com Fato Relevante divulgado pela instituição financeira.
Amanhã, os investidores locais devem focar a atenção ao resultado do IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo -15), às 9h. O consenso de mercado aponta para uma aceleração do indicador para 0,17% em agosto, contra -0,07% no mês passado. Na leitura anual, a expectativa é que a pressão sobre os preços passe para 4,13% nos últimos 12 meses terminados em agosto, depois de marcar 3,19% no período anterior.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)