Herança maldita para toda indústria de petróleo (2)
A redução do número de descobertas de petróleo no Brasil não tem a ver com o preço do barril. É, sim, mais uma das consequências nefastas provocadas pela política obtusa e corrupta dos quatro governos petistas...
A redução do número de descobertas de petróleo no Brasil não tem a ver com o preço do barril. É, sim, mais uma das consequências nefastas provocadas pela política obtusa e corrupta dos quatro governos petistas.
“A queda do preço do barril, que ocorreu a partir de 2014, não justifica a redução de descobertas”, afirma Adriano Pires, diretor da consultoria CBIE. “Como a descoberta de um campo leva entre quatro e oito anos, as novas áreas que poderiam ter sido identificadas no ano passado deveriam ter sido leiloadas entre 2009 e 2013.”
Foi justamente nesse período de quase cinco anos que a dupla Lula e Dilma suspendeu os leilões de blocos exploratórios. Não custa lembrar que a partir de 1999 a ANP promoveu leilões anuais de blocos exploratórios. A descoberta do pré-sal, inclusive, foi feita em blocos leiloados em 2000 e 2001.
Em 2008, porém, após a descoberta do pré-sal, o governo Lula suspendeu os leilões. A justificativa era defender a soberania nacional. Não se podia entregar o pré-sal para estrangeiros, diziam os petistas. O real objetivo, sabe-se hoje, era manter tudo nas mãos da Petrobras, a galinha dos contratos de ouro, que os petistas pretendiam controlar por vários e vários mandatos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)