Haddad quer ‘parcimônia’ de sua equipe na Fazenda
Ministro citou impacto financeiro das enchentes do Rio Grande do Sul como motivo para o pedido
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pediu “parcimônia” de sua equipe na revisão da expectativa de Produto Interno Bruto (PIB) em 2024. Segundo ele, a revisão acontece diante do impacto das enchentes no Rio Grande do Sul.
“Eu estou pedindo parcimônia da Secretaria de Política Econômica na revisão de PIB, fazer com bastante cuidado. Nós estamos recebendo informações e dados que sustentariam uma reprojeção, mas pedi cautela, para avaliar bem se essa reprojeção deve ser feita”, disse nesta quinta-feira (18).
Haddad ressaltou que “os dados da economia estão vindo muito bem, consistentes e com baixa pressão nos preços, o que é ótimo, crescer com inflação controlada”. A Secretaria de Política Econômica apresenta nesta tarde o Boletim Macrofiscal.
O relatório bimestral traz projeções do PIB e inflação para o ano. Na última divulgação do boletim, em maio, a equipe da Fazenda aumentou a projeção de PIB para 2,5% neste ano, em relação a 2023.
Contudo, o cálculo não considerou o impacto financeiro do desastre no Rio Grande do Sul. O PIB do estado gaúcho representa aproximadamente 6,5% no PIB nacional. Em maio, a estimativa era que as chuvas levariam a perdas na economia principalmente no segundo trimestre, que seriam compensadas ao longo do ano.
Leia mais: Haddad entra na mira da oposição após acordo multimilionário do BB
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)