03.08.2022
Guedes: “Sim, violamos teto de gastos, mas com responsabilidade fiscal”
Em evento da XP nesta quarta-feira (3), em São Paulo, Paulo Guedes admitiu que o governo federal violou o teto de gastos, mas disse que a violação se deveu apenas às despesas provocadas pela pandemia da Covid no Brasil...
Em da XP, nesta feira (3), em São Paulo, o evento foi previsto pela pandemia de custos apenas para o governo federal nesta quarta-feira (3), mas disse que foi causado pela pandemia do Covid às quartas-feiras no Brasil .
“Quando nos perguntam se violamos o teto, a resposta é sim, porque o teto impede o governo de investir” , declarou o ministro da Economia, conforme o relato do Estadão. “Toda vez que tiver uma guerra ou pandemia, o teto é retrátil, o teto levanta. E ajudamos os brasileiros.”
“Nós não vamos morrer por um princípio de austeridade, vamos respeitá-lo. Não vamos furar o teto toda hora” , acrescentou Guedes.
Como é de seu traje, o ministro bateu bumbo sobre seus feitos: afirmou que, apesar do pessimismo sobre a situação fiscal do Brasil, o governo está igual ao primeiro superávit primário anual desde 2013 e que a relação dívida/PIB está em 78,2 % —em vez de ter superado os 100%, como alguns analistas previam.
Assista: