Guedes diz que ‘ciclo de recuperação’ econômica durará até 15 anos
Em discurso a investidores, Paulo Guedes afirmou nesta manhã que o Brasil entrou em um ciclo de recuperação econômica que deve durar de 5 a 15 anos...
Em discurso a investidores, Paulo Guedes afirmou nesta manhã que o Brasil entrou em um ciclo de recuperação econômica que deve durar de 5 a 15 anos.
“O grande desafio da nossa política hoje é justamente não permitir que se perca essa arrancada da economia brasileira, que é cíclica e forte. Os dados que eu tenho de consumo de energia elétrica, diesel, consumo de combustível em geral. É um início de um ciclo longo, isso aí vai durar 5, 10, 15 anos. Eu nunca vi juros tão baixo e estruturalmente contidos pela parte fiscal.”
O ministro disse que a economia deve crescer 4% no próximo ano, em uma expectativa conservadora. “Isso se nós não fizermos besteira. Se fizer besteira, afunda de novo”, disse.
Guedes ainda afirmou que a retomada econômica depende das reformas que já foram enviadas ao Congresso, como a reforma tributária e a PEC Emergencial. Segundo o ministro, Jair Bolsonaro tem demonstrado “coragem política” e o “Congresso é reformista”.
Apesar do otimismo de Guedes, a reforma tributária está travada por causa da insistência com a nova CPMF, o Orçamento de 2021 não foi sequer discutido no Congresso e a PEC Emergencial não deve avançar esse ano, segundo auxiliares do próprio ministro, devido à dificuldade de se criar o Renda Brasil.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)