Governo teme crise de crédito após caso Americanas, diz Galípolo
O secretário executivo da Fazenda, Gabriel Galípolo (foto), afirmou que o governo teme uma crise de crédito no país após o caso Americanas...
O secretário executivo da Fazenda, Gabriel Galípolo (foto), afirmou que o governo teme uma crise de crédito no país após o caso Americanas.
Em entrevista ao Estadão, o número dois da Fazenda disse que a equipe econômica monitora a situação diariamente e pode criar medidas compensatórias para garantir liquidez às empresas.
“Temos dialogado bastante e feito esse acompanhamento de perto para entender como estão sendo as reações, seja em decorrência do custo de crédito, seja em decorrência dos fatos que ocorreram mais recentemente – que, por receio, acabam provocando algum tipo de retração, ou algum zelo adicional que chamamos de política prudencial dos bancos, de reduzir a oferta de crédito. Quase que diariamente eu tenho esse diálogo com eles para acompanhar isso e, simultaneamente, tentando estar preparado com políticas compensatórias”, afirmou.
Para o secretário, a situação das pessoas físicas é mais preocupante do que a das pessoas jurídicas.
“O programa Desenrola está saindo na frente justamente porque não só o governo, mas a Febraban sinaliza hoje que a maior preocupação é com pessoa física e não com pessoa jurídica. Mas se você analisar, por exemplo, durante a covid, a gente teve o Pronampe, que foi desenhado justamente para oferecer garantias e garantir que empresas teriam acesso a crédito”, disse.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)