Gigante do varejo americano anuncia centenas de demissões
Além dos cortes, a empresas também exigiu que colaboradores em regime remoto em diversas cidades voltem aos escritórios
A Walmart,a maior rede de varejo do mundo e maior empregadora americana, com mais de 2 milhões de colaboradores no mundo todo, anunciou o plano de cortar “algumas centenas” de postos de trabalho da sede da empresa e a realocação da maioria dos colaboradores que estão em trabalho remoto nos Estados Unidos e Canada para três escritórios (dois em território americano e um no país vizinho).
A medida foi divulgada em um memorando interno da companhia, assinado pela chefe do Departamento de Pessoal, Donna Morris. De acordo com ela, o pedido de realocação tem o objetivo de reforçar a cultura do Walmart e desenvolver as carreiras dos colaboradores.
Ainda segundo o comunicado, a razão para os cortes foram mudanças em certas “partes do negócio” que demandariam alterções na estrutura de pessoal.
Sobre a redução dos colaboradores em regime remoto, a empresa informou que o prazo para decisão sobre a mudança para o escritório deve ser tomada até 1º de julho e aqueles que não concordarem podem aderir a uma espécie de plano de demissão voluntária.
Os que optarem por deixar o emprego receberão uma indenização no valor equivalente a duas semanas de salário para cada ano trabalhado como compensação.
Desde 2021, quando o diretor global de Tecnologia da companhia, Suresh Kumar, disse acreditar que o futuro do setor de tecnologia do Walmart seria o trabalho remoto em pelo menos “a maior parte da semana”, a empresa vem lentamente retrocedendo na ideia, sob a alegação de reforço da cultura interna e ganhos de eficiência na troca de ideias entre os colaboradores.
A varejista apresenta o balanço para o primeiro trimestre deste ano na quinta-feira, 16, com a expectativa dos analistas apontando para crescimento no lucro por ação de 0,49 dólar, no primeiro trimestre do ano passado, para 0,53 dólar desta vez.
A marca principal da empresa deixou o Brasil em 2020, mas permanece com algumas lojas da rede sob a bandeira Sam’s Club em operação no país.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)