FMI pede cautela e teme impactos do conflito entre Hamas e Israel
O Fundo Monetário Internacional (FMI)está preocupado com a duração da guerra entre o Hamas e Israel e os impactos na economia global. Incialmente, a disparada do preço do petróleo já é uma das consequências...
O Fundo Monetário Internacional (FMI)está preocupado com a duração da guerra entre o Hamas e Israel e os impactos na economia global. Incialmente, a disparada do preço do petróleo já é uma das consequências.
Nesta terça-feira (10), o economista-chefe do FMI, Pierre-Olivier Gourinchas, avaliou o cenário e demonstrou preocupação.
“Vimos isso em crises e conflitos anteriores. E é claro que reflete o potencial risco de que possa haver perturbação na produção ou no transporte de petróleo na região”, comentou.
A declaração foi dada durante entrevista coletiva a jornalistas para a divulgação do relatório sobre o panorama econômico global.
Pierre-Olivier deu um exemplo: uma alta de 10% nos preços do petróleo derrubaria o crescimento do PIB mundial em 0,15 ponto percentual, além de elevar a inflação em 0,4%.
O economista pediu cautela devido as incertezas.
“Temos de ser cautelosos. Ainda é muito cedo para realmente avaliar qual poderá ser o impacto do conflito”, resumiu.
O Hamas e Israel estão em guerra desde sábado após o grupo terrorista iniciou os ataques com cinco mil mísseis contra o território israelense. A contagem mais recente indica ao menos 1,7 mil mortos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)