Fiscal deve continuar a movimentar ativos nacionais
Os investidores estarão atentos nesta terça-feira para falas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no Fórum Econômico Mundial, e de outros membros do governo, depois de declarações sobre a não reoneração do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) ontem...
Os investidores estarão atentos nesta terça-feira para falas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no Fórum Econômico Mundial, e de outros membros do governo, depois de declarações sobre a não reoneração do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) ontem.
Após as notícias apontando menos receitas e mais gastos que o esperado (com rumores de que o presidente Lula estaria disposto a impor um aumento maior ao salário mínimo), o cenário fiscal impactou a curva de juros, que corrigiu as taxas para cima . É possível que hoje algum representante do governo tente desfazer o estrago.
Na bolsa se valores, a volatilidade deve continuar alta com as ações da Americanas enfrentando um mercado bastante receoso em função da disputa entre a varejista e bancos credores. Além disso, a agência de classificação de risco S&P decidiu rebaixar a nota de crédito da companhia para “D”, que indica risco de calote.
No campo das commodities, o minério de ferro retomou a alta com dados de crescimento chinês indicando chances de retomada da economia do gigante asiático. A matéria-prima encerrou a primeira parte da sessão em Singapura em alta de 1,17%, a US$ 120,80/tonelada. O petróleo tipo Brent também sobe neste início de manhã e é negociado em alta de 0,81%, a US$ 85,14/barril.
No exterior, os mercados norte-americanos reabrem de olho nos resultados do primeiro trimestre de instituições financeiras e nas discussões sobre juros nos Estados Unidos e na Europa. No velho continente, declarações do economista-chefe do BCE (Banco Central Europeu), Philip Lane, de que as taxas devem entrar em território restritivo reduziram as perspectivas de uma pausa no aperto monetário.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)