Faria Lima de olho na movimentação do Congresso Nacional
Perse e jabuti que permite expansão de gasto em 15,7 bilhões de reais este ano podem avançar no Congresso Nacional e impactar contas públicas
Às vésperas do feriado de 1º de maio, Dia do Trabalhador, os investidores acompanham a tramitação do projeto que trata do Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) no Senado Federal, que está na pauta do dia, além do avanço do PL (Projeto de Lei) que retoma a cobrança do DPVAT e tem no texto um jabuti que libera mais de 15 bilhões de reais em créditos extraordinários para o governo federal.
O texto que trata do Perse pode ser votado no Senado na sessão desta terça-feira, 30, mas, em função da inclusão de dispositivo de reajuste pela inflação dos 15 bilhões de reais no limite do benefício até 2026, deve voltar para apreciação da Câmara dos Deputados, caso seja aprovado conforme o relatório da senadora Daniella Ribeiro.
A proposta que trata da ampliação de 15,7 bilhões de reais em despesas no Orçamento deste ano será apreciada pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), também no Senado. Caso aprovada, a medida pode ir a Plenário ainda nesta terça-feira, 30. O governo tem utilizado o jabuti como troca para a liberação de 5,6 bilhões em emendas de comissão que foram vetadas pelo presidente Lula.
Além disso, o mercado reage nesta terça-feira, 30, a temporada de resultados corporativos com o primeiro dos grandes bancos listado na bolsa brasileira com alta de 41,2% do lucro do Banco Santander, divulgado há pouco.
Apesar da movimentação política e corporativa, a tendência é que o dia seja de aversão à risco em função da expectativa pela decisão sobre a taxa básica de juros nos Estados Unidos na quarta-feira, 1º de maio, com mercados fechados no Brasil. O mercado tem como certa a manutenção da taxa americana nos níveis atuais de 5,5% ao ano, mas há apreensão pelas pistas que a autoridade monetária pode dar sobre o início do ciclo de cortes de juros nos EUA.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)