Expectativa por ata do Copom e prévia da inflação
A terça-feira começa com suspense pela Ata do Copom (Comitê de Política Monetária) que deve trazer mais elementos no sentido de indicar o início do ciclo de cortes na taxa básica de juros. O mercado precifica...
A terça-feira começa com suspense pela Ata do Copom (Comitê de Política Monetária) que deve trazer mais elementos no sentido de indicar o início do ciclo de cortes na taxa básica de juros. O mercado precifica uma redução na Selic de, pelo menos, 25 pontos-base na próxima reunião do colegiado, marcada para agosto. O documento será divulgado às 8h pelo Banco Central.
O IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amploo-15) também está no radar dos investidores e é outro fator com potencial para influenciar as taxas futuras de juros. A expectativa do mercado é de que a inflação tenha ficado estável (+0,02%) na leitura mensal, o que traria a pressão sobre os preços nos últimos 12 meses para 3,38%. O número coloca a inflação praticamente na meta para 2023 e, se confirmado, deve pressionar os vencimentos mais curtos da curva futura.
No exterior, continua a expectativa pelos estímulos econômicos chineses. O minério de ferro reagiu à queda de ontem e fechou a primeira parte da sessão em Singapura em alta próxima de 3%, cotado a US$ 112,45/tonelada. O petróleo, porém, ia na contramão no início desta manhã e era negociado em queda de 1,09%, a US$ 73,37, às 7h49. As commodities agrícolas também estão no negativo e devolvem as altas de ontem, após a redução da tensão interna na Rússia. O trigo, que chegou a subir mais de 3% durante a sessão de ontem, operava em queda de 2,57%.
O dia ainda conta com discursos de diversos banqueiros centrais do mundo no ECB Forum. Mais cedo, a presidente do ECB (Banco Central Europeu, na sigla em inglês), Christine Lagarde, adiantou o que deve ser o tom das declarações e disse que o continente ainda não está próximo da taxa terminal de juros. Economistas europeus têm argumentado que o ciclo de alta poderia dar uma pausa após a alta prevista no encontro do mês que vem.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)