Expectativa pelas “medidas auxiliares” do arcabouço fiscal
A semana será de espera pelo texto da lei complementar que definirá o novo conjunto de regras para trazer equilíbrio fiscal e às medidas complementares prometidas pelo ministro da Fazenda para aumentar as receitas do governo...
A semana será de espera pelo texto da lei complementar que definirá o novo conjunto de regras para trazer equilíbrio fiscal e às medidas complementares prometidas pelo ministro da Fazenda para aumentar as receitas do governo. A principal crítica à proposta de Haddad está justamente na orientação para o aumento de receitas, com baixa consideração sobre o controle de gastos.
Dessa forma, o mercado tem esperado aumento do carga tributária para fazer frente às metas de resultado primário estabelecidas na apresentação do arcabouço, na quinta-feira (30/3). Por enquanto, o governo tem indicado que vai alterar a tributação de fundos exclusivos e deve revisar regimes tributários especiais e rever benefícios. A expectativa do governo é de arrecadar entre R$ 100 bi e R$ 150 bi com as novas medidas.
Além disso, o mercado deve reagir ao anúncio surpresa da OPEP+ (Organização de Países Exportadores de Petróleo e aliados) de reduzir a produção da commodity em 1,5 milhão de barris diários. O minério de ferro opera em baixa agora pela manhã.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)