Esperança com PEC menor anima investidores; juros futuros recuam
O Ibovespa fechou em forte alta de 1,83%, se reaproximando dos 105 mil pontos após um mês que tem sido particularmente difícil para investidores em renda variável...
O Ibovespa fechou em forte alta de 1,83%, se reaproximando dos 105 mil pontos após um mês que tem sido particularmente difícil para investidores em renda variável. Até ontem, o principal índice acionário do país acumulava mais de 7% de queda.
Hoje, no entanto, o humor mudou com uma liminar do STF (Supremo Tribunal Federal) abrindo a possibilidade de abertura de crédito extraordinário fora do Teto de Gastos para garantir os R$ 145 bilhões necessários ao novo Bolsa Família.
Agora, o mercado acredita que a PEC da Gastança não deve passar na Câmara dos Deputados e, portanto, o aumento das despesas do governo fora do Teto de Gastos no primeiro ano de mandato deve ficar próximo do valor autorizado pelo tribunal.
Apesar disso, os juros futuros não compartilharam do mesmo otimismo visto na bolsa e as taxas oscilaram durante o dia e fecharam em leve baixa. O dólar também fechou a sessão de hoje praticamente estável contra a moeda brasileira, cotado a R$ 5,30.
No exterior, o dia foi de aversão a risco nos mercados norte-americanos, com Nasdaq a -1,49% e S&P 500 a -0,90%.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)