Equatorial anuncia venda de ativo por R$ 1,20 bilhão
Empresa explicou que não pretende sair do segmento de transmissão e que o negócio busca a redução da alavancagem do grupo
A empresa de energia divulgou comunicado ao mercado em que informa sobre a venda da SPE 7, ativo de transmissão, por um enterprise value (equity mais dívida líquida) de até 1,190 bilhão de reais.
A contrato foi celebrado por meio da subsidiária integral da Equatorial Energia, a Equatorial Transmissão, com a Infraestrutura e Energia Brasil.
O valor total pressupõe um equity value, ou valor patrimonial da Equatorial Transmissão, de até 840,8 milhões de reais, com 710 milhões pagos na data de fechamento da operação, corrigidos pela variação do CDI do período.
O restante do valor envolvido na transação deve ser desembolsado de forma parcelada ou por meio de earn-out a depender do cumprimento de condições definidas nos termos do contrato. O enterprise value ainda considera uma dívida líquida de 350,017 milhões de reais.
De acordo com o comunicado, “com a conclusão da operação, a Equatorial Transmissão e a Equatorial Energia deixarão de deter qualquer participação direta e/ou indireta na Equatorial SPE 7, que passará a ter como única acionista a Infraestrutura Energia, controlada integral da empresa Verene Energia”.
A empresa também destacou que a venda não representa a saída do grupo do negócio de transmissão de energia elétrica, mas faz parte da estratégia da empresas de redução do endividamento. “A Operação não representa a saída do grupo Equatorial do segmento de transmissão, mas tão somente permite avançar na aceleração da sua trajetória de desalavancagem, adequando sua estrutura de capital a eventuais oportunidades nas avenidas de geração de valor em que atua”, destaca o documento divulgado pela Equatorial Energia.
Como de costume em operações desta natureza, o fechamento do negócio depende de aprovação de da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrical) e do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), além outras condições contratuais que podem suspender a transação caso não sejam cumpridas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)