Entenda o que são as despesas fixas e variáveis da sua empresa
Dominar esses tipos de despesas empresariais é um dos segredos para uma gestão financeira eficiente e duradora.
Dominar as despesas fixas e variáveis da empresa é um dos segredos para uma gestão financeira eficiente. Para controlá-las, porém, é preciso conhecer tudo o que as envolve, do básico ao operacional.
As despesas fixas e variáveis são todos os gastos gerais e administrativos necessários para a operação de uma empresa.
Diferentemente dos custos, que estão diretamente ligados à produção de bens ou serviços, as despesas são todas as outras contas de uma organização.
Qual a diferença entre despesas fixas e variáveis?
A principal diferença reside na regularidade dos gastos.
Se uma empresa produz mais em um mês, suas despesas variáveis variam proporcionalmente para cima, enquanto as fixas se manterão iguais, ou muito próximas.
Dessa forma, para definir o que é fixo e o que é variável, você precisa partir para a classificação dessas despesas ou categorização.
O papel do plano de contas para despesas fixas e variáveis
O plano de contas desempenha um papel fundamental no controle financeiro, especialmente no que diz respeito às despesas fixas e variáveis.
Esta é uma estrutura organizada que classifica e registra todas as transações da companhia em categorias.
Além disso, funciona como facilitador para a análise e o acompanhamento das atividades financeiras.
O que também é importante?
Ambas as despesas são igualmente importantes na gestão financeira de uma empresa.
Sua relevância depende do contexto e dos objetivos específicos da organização.
A questão não é uma ser mais relevante do que a outra, mas sim entender como encontrar o equilíbrio entre elas.
6 passos para controlar despesas
- Mapeie as despesas fixas e variáveis em uma planilha ou sistema;
- Calcule as despesas fixas e a média das despesas variáveis;
- Projete os gastos máximos e mínimos e trace estratégias para as exceções;
- Defina quais despesas são estratégicas e quais são desnecessárias;
- Implemente políticas para reforçar o compliance;
- Desenhe um plano de redução de custos para a sua empresa.
Fonte: Flashapp
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)