Em mensagem, ex-presidente da Petrobras afirma: “Lula pediu meu cargo”
Prates se reuniu com seus diretores para comunicar a decisão e anunciou que Magda Chambriard ocupará seu lugar
O senador Jean Paul Prates, agora ex-presidente da Petrobras, afirmou em mensagem encaminhada a amigos que Lula pediu o seu cargo sem qualquer possibilidade de reconsideração.
Como registramos mais cedo, em uma tarde de despedidas, Prates se reuniu com seus diretores para comunicar a decisão e anunciou que Magda Chambriard será a nova presidente da Petrobras.
Magda Chambriard é uma figura conhecida no setor de petróleo, tendo atuado como diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP) durante o governo de Dilma Rousseff. Sua nomeação para o cargo de presidente da Petrobras foi recebida com expectativa e interesse por parte dos especialistas do setor.
“O presidente pediu meu cargo de volta agora há pouco. Deve nomear Magda. Amanhã conversaremos melhor”, disse Prates na mensagem obtida por O Antagonista.
“Minha missão foi precocemente abreviada na presença regozijada de Alexandre Silveira e Rui Costa. Não creio que haja chance de reconsideração. Vão anunciar daqui a pouco. Só me resta agradecer a vcs [vocês] e torcer que consigam ficar ou se reposicionar. Contém comigo no que eu puder fazer”, acrescentou o senador.
O que diz a Petrobras
Em nota a Petrobras comunicou que:
“Rio de Janeiro, 14 de maio de 2024 – Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras informa que recebeu nesta noite de seu Presidente, Sr. Jean Paul Prattes, solicitação de que o Conselho de Administração da Companhia se reúna para apreciar o encerramento antecipado de seu mandato como Presidente da Petrobras de forma negociada.
Adicionalmente, o Sr. Jean Paul informou que, se e uma vez aprovado o encerramento indicado, ele pretende posteriormente apresentar sua renúncia ao cargo de membro do Conselho de Administração da Petrobras.
Fatos julgados relevantes serão tempestivamente divulgados ao mercado.“
Lula convidou Mercadante
Em abril deste ano, o presidente Lula chegou a convidar Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, para assumir a liderança da petroleira, após afirmar a aliados que não considerava a indicação de Magda.
No entanto, após avaliar os cenários e considerando o apoio do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), decidiu-se pela permanência de Prates. Essa decisão foi divulgada em nosso blog e recebeu ampla repercussão.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)