Em dia turbulento para Petrobras, Ibov sobe com Vale
Na primeira semana de negociações depois do resultado eleitoral, o Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, acumulou 3,07% de alta...
Na primeira semana de negociações depois do resultado eleitoral, o Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, acumulou 3,07% de alta. Nesta sexta-feira, a bolsa de valores de São Paulo encaminhava-se para mais um dia de fortes ganhos, com balanço positivo de Petrobras e notícias sobre uma possível reabertura da China impulsionando a Vale.
A mineradora brasileira praticamente garantiu os ganhos desta sexta com alta de 7,59%. Para se ter uma ideia da força do movimento da Vale, o índice subiu 1.259 pontos na sessão (+1,08%), com a gigante nacional sendo por responsável por 1.230 desses pontos. O motivo para o bom humor foram notícias de que a China está relaxando algumas medidas relacionadas ao combate à pandemia, o que deve favorecer o crescimento do maior cliente da companhia.
Na outra ponta, a Petrobras, sob críticas e até com um pedido do Ministério Público contra a distribuição de dividendos anunciados ontem, caiu mais de 5% no pregão. O movimento fez o papel zerar os ganhos do ano, apesar da alta de 4% no petróleo tipo Brent no dia.
No exterior, as bolsas de Wall Street fecharam com ganhos, na esteira do bom humor renovado com a perspectivas chinesas, puxadas por empresas ligadas à mineração.
O dólar reduziu a queda durante o dia, mas fechou com perdas próximas a 0,8%, cotado a R$ 5,08. Os juros futuros fecharam em leve queda, com taxas recuando nos vencimentos intermediários e longos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)