Em busca da senioridade perdida
O cenário para a economia é ruim.Affonso Celso Pastore, no Estadão, disse que só um presidente com um mandato forte, eleito pelo Congresso Nacional, pode fazer as reformas necessárias para arrumar as contas públicas...
O cenário para a economia é ruim.
Affonso Celso Pastore, no Estadão, disse que só um presidente com um mandato forte, eleito pelo Congresso Nacional, pode fazer as reformas necessárias para arrumar as contas públicas.
Ele analisou as duas saídas para a crise:
“A primeira é que Temer não caia, permanecendo agarrado ao cargo em uma situação de baixa governabilidade. A segunda é que seja eleito um novo presidente que não tenha força política para fazer progredir a aprovação das reformas. Em qualquer destes casos, o cenário político é muito desfavorável para o comportamento da economia.
Ciclos econômicos e ciclos políticos se autoalimentam, e uma piora nas perspectivas de crescimento em 2018 aumenta a probabilidade de eleição de um governo populista, o que eleva os riscos e piora ainda mais as condições para a execução da política econômica, fechando-se um círculo vicioso.
O que se espera é que a tomada de consciência sobre a gravidade da crise leve as forças políticas a priorizar o que é melhor para o País, e não a defesa de interesses particulares de grupos políticos. No momento, isso significa encontrar uma solução rápida para a crise política, com a eleição indireta de um presidente que tenha senioridade política e que aglutine forças na direção de continuidade da agenda de reformas”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)