Eletrobras registra lucro de 893 milhões de reais no 4º tri de 2023
Elétrica reverteu prejuízo registrado no mesmo período do ano anterior e apresentou proposta de cerca de 1,3 bilhão de reais em dividendos
A Eletrobras divulgou nesta quinta-feira, 14, os resultados financeiros referentes ao quarto trimestre de 2023. A empresa obteve um lucro líquido de 893 milhões de reais, revertendo o prejuízo de 479 milhões de reais registrado no mesmo período do ano anterior.
O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) totalizou 1,05 bilhão de reais no período, representando uma queda de 26% em relação ao ano anterior. No entanto, considerando as métricas regulatórias, o Ebitda recorrente da empresa alcançou 5,6 bilhões de reais no trimestre, aumento de 5%. De acordo com a companhia, o resultado é fruto do aumento nas receitas de transmissão e da redução de despesas operacionais.
No acumulado do ano, a Eletrobras registrou lucro de 4,395 bilhões de reais, crescimento de 21% em relação a 2022. Além disso, o Ebitda anual da companhia subiu 49%, para 17 bilhões de reais.
A Eletrobras destacou que os resultados operacionais e financeiros de 2023 refletem os esforços da empresa em buscar maior eficiência de custos e racionalização de processos. Ainda de acordo com companhia, as medidas permitiram que a companhia retomasse sua capacidade de investimentos.
No último trimestre de 2023, os investimentos da Eletrobras totalizaram 4,63 bilhões de reais, um aumento de 190% em relação ao mesmo período do ano anterior. A empresa atribui esse crescimento à disciplina financeira e à alocação eficiente de capital.
Com os resultados, a Eletrobras propôs a distribuição de dividendos no valor de 1,297 bilhão de reais referentes aos resultados de 2023. A empresa também destacou melhorias nos custos relacionados a pessoal, material, serviços e outros, resultantes dos programas de demissão voluntária lançados.
No que diz respeito às contingências, a Eletrobras informou uma redução de 41% no estoque do empréstimo compulsório, principal passivo no balanço. O valor caiu para 17,2 bilhões de reais no quarto trimestre de 2023, saindo de 24,3 bilhões reais do mesmo período do ano passado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)