Economia dos EUA desacelera, mas cresce 2,8% no 3º trimestre
No segundo trimestre, o PIB dos EUA cresceu 3%
Impulsionada pelo consumo das famílias, a economia americana apresentou uma leve desaceleração no terceiro trimestre de 2024, mas avançou 2,8% na taxa anualizada. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 30, pelo Bureau of Economic Analysis (BEA).
As estimativas da Bloomberg apontavam alta de 2,9% da atividade econômica para o período, enquanto as da Reuters projetavam crescimento de 3%.
No segundo trimestre, o PIB dos EUA cresceu 3%.
Na comparação com o segundo trimestre, a desaceleração do PIB real no terceiro trimestre refletiu principalmente “uma queda no investimento em estoque privado e uma redução maior no investimento fixo residencial”. Esses movimentos, informou o BEA, foram parcialmente compensados por acelerações nas exportações, gastos do consumidor e gastos do governo federal.
Em meio a uma inflação de 2,2% em 12 meses, os gastos das famílias subiram 3,7%, o maior crescimento desde o início de 2023, refletindo aumentos em bens e serviços.
Trump vai melhor do Kamala em economia
Apesar do desempenho positivo do PIB dos EUA, os eleitores americanos avaliam que o republicano Donald Trump se sai melhor nos debates sobre economia e emprego do que a democrata Kamala Harris, como verificou o instituto Ipsos.
Para 47% dos americanos, Trump tem uma abordagem melhor em temas econômicos, enquanto 37% optam por Kamala.
Segundo 26% dos eleitores, esse é o tema mais importante da eleição. Não há outro assunto que se mostre mais urgente.
A regra dos 85%
Um estudo anterior da Ipsos, publicado em fevereiro de 2024, comentava a “regra dos 85%“.
A conclusão é que, em 85% das vezes, o candidato considerado como o que tem a melhor abordagem para lidar com o principal tema da eleição é o que vence a corrida à Casa Branca.
Apesar da vantagem de Trump na economia, Kamala Harris tem 44% das intenções de voto, contra 43% do candidato republicano, informou a Ipsos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)