Dólar e juros cedem à espera de pesquisa eleitoral
Sem referência dos juros norte-americanos, as taxas brasileiras recuaram e o real se valorizou, apesar de exterior adverso. O início do dia, com o Boletim Focus registrando a 15ª revisão consecutiva do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) para baixo, ajudou a manter juros e câmbio em baixa...
Sem referência dos juros norte-americanos, as taxas brasileiras recuaram e o real se valorizou, apesar de exterior adverso. O início do dia, com o Boletim Focus registrando a 15ª revisão consecutiva do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) para baixo, ajudou a manter juros e câmbio em baixa.
Na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), o Ibovespa não resistiu e, apesar de iniciar o dia com ganhos, o índice inverteu ainda durante a manhã para fechar com perdas de 0,43%. Puxado pelas gigantes Vale e Petrobras (que acompanharam as quedas do minério de ferro e do petróleo), o índice ficou no vermelho, apesar de 60% dos papeis que o compõem terem terminado o dia com ganhos.
O dia foi de expectativa e antecipação para os dados do IPCA amanhã, que devem registrar o terceiro mês consecutivo de deflação, de acordo com o consenso de mercado.
Além disso, os investidores também acompanham com atenção a divulgação de novas pesquisas eleitorais, na esperança de uma disputa mais acirrada que provoque moderação nas propostas dos candidatos neste segundo turno.
No exterior, S&P 500 fechou em baixa de 0,75%, e a Nasdaq registrou queda de 1,04%, em dia de feriado no mercado de Treasuries (títulos públicos norte-americanos).
Na Europa, o Euro Stoxx 600 fechou em queda de 0,40%, com investidores acompanhando com preocupação o aumento dos juros para os títulos do governo britânico com vencimento em 30 anos em 6,64% no dia, apesar do anúncio do BoE (Banco da Inglaterra, na sigla em inglês) de que a intervenção no mercado de Gilts (títulos do governo) marcada para terminar nesta sexta-feira vai prosseguir até os primeiros dias de novembro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)