Dólar cai com perspectiva de cautela com juros no Japão
Alívio só não foi maior porque leilão de títulos púlbicos nos Estados Unidos mostrou pressão por taxas maiores
A moeda americana encerrou o dia em queda de 0,53%, valendo 5,63 reais, após o governador do BoJ (Banco do Japão), Shinichi Uchida, afirmar que as taxas básicas japonesas só subirão novamente quando os mercado financeiros reduzirem o estresse visto esta semana.
Na quarta-feira passada, 31, o banco central nipônico elevou a taxa de juros impulsionando a alta da moeda local e provocando um princípio de pânico nos mercados globais, com o desmonte da operações de carry trade pressionando o câmbio de países emergentes.
A fala de Uchida, uma semana depois aliviou, as preocupações e trouxe alívio para o mercado financeiro. “Em contraste com o processo de aumentos nas taxas de juros na Europa e EUA, a economia do Japão não está em uma situação em que pode ficar para trás se não aumentar a taxa de juros em um determinado ritmo“, explico o representante do BoJ em evento a empresários.
Por aqui, os juros futuros encerraram o dia perto da estabilidade, após boa parte da sessão em queda. A redução no otimismo veio após leilão de títulos nos Estados Unidos que apontou taxas mais altas que as antecipadas.
O Ibovespa fechou em alta de 0,99% em dia positivo para os ativos locais, aos 127,5 mil pontos. O indicador descolou das bolsas americanas, que viram os ganhos do início da sessão virarem perdas com a pressão por juros mais altos nos títulos do governo americano.
Em Wall Street, o S&P 500, índice que reúne as 500 empresas mais significativas do mercado acionário americano, encerrou o pregão em queda de 0,77%, enquanto a bolsa de tecnologia Nasdaq recuou 1,05% no dia.
Localiza foi a maior contribuição para avanço do índice, com ganho de 9,00%, seguida de Ambev (+4,16%) e Ultrapar (+8,00%). Na ponta negativa, Weg (-1,33%), Banco do Brasil (-1,31%) e Santander (-0,77%) foram as principais forças contrárias ao avanço do indicador.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)