Dia começou com pânico e terminou com alívio nos mercados
Madruga teve bolsa japonesa em queda de 12,40% e, apesar da promessa de estresse, dia terminou com uma certa tranquilidade nos mercados locais
Os receios de uma recessão econômica nos Estados Unidos persistem e a valorização iene continua impulsionando a volatilidade nos mercados de moedas e títulos de renda fixa, mas os possíveis impactos foram recalibrados durante a segunda-feira, 5.
Quando acordaram nesta manhã, os investidores se prepararam para um dia de volatilidade intensa e forte aversão a risco, que poderia fazer o dólar disparar e o Ibovespa, principal índice acionário do país, derreter.
Foi exatamente assim que o dia começou, após o recuo de 12,40% na bolsa de valores do Japão. O dólar chegou a bater 5,85 reais na máxima, mas dados de atividade econômica mais fortes que o esperado nos Estados Unidos foram acalmando os mercados conforme o tempo passou.
A moeda americana caminhou para encerrar as negociações praticamente estável em leve queda de 0,09%, cotada a 5,72 reais, em um indicativo que as operações de carry trade envolvendo a divisa brasileira parecem ter sido desfeitas.
A redução da pressão cambial ajudou os juros futuros a recuarem, com os vencimentos intermediário caindo até 9 pontos base. O movimento deve devolver a atenção do mercado à divulgação da Ata do Copom (Comiê de Política Monetária) na terça-feira, 6.
No documento, o Banco Central vai apresentar mais detalhes da decisão de manutenção da taxa Selic em10,50% na quarta-feira, 31.
O Ibovespa fechou em queda, mas muito mais leve que a vista no início da sessão. O índice começou o dia em queda de 2,21% alguns minutos, após a abertura. A melhora acompanhou o alívio no câmbio e, no fechamento, o indicado ficou em -0,46%, aos 125,3 mil pontos.
Na ponta negativa, Vale S.A. (-4,02%), Weg (-1,93%) e Eletrobras (-1,72%) foram as detratoras mais importantes do dia. Na ponta oposta, Bradesco (+7,59% PN; +8,30% ON), Raia Drogasil (+5,88%) e Hypermarcas (+2,83%) somaram as três principais contribuições para amenizar a queda do Ibovespa nesta segunda-feira, 5.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)