Desemprego recua para 7,6% em outubro
A taxa de desemprego no Brasil recuou para 7,6% no trimestre encerrado em outubro, conforme dados divulgados nesta quinta-feira, 30, pelo IBGE...
A taxa de desemprego no Brasil recuou para 7,6% no trimestre encerrado em outubro, conforme dados divulgados nesta quinta-feira, 30, pelo IBGE.
Em linha com o esperado pelo consenso Bloomberg, o resultado representou uma queda de 0,1 ponto percentual em relação a setembro, quando a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) indicou uma taxa de desocupação de 7,7%.
A população desocupada recuou 3,1% no período, somando 8,3 milhões de pessoas. Segundo o IBGE, esse é o menor contingente desde o trimestre móvel encerrado em abril de 2015.
Em contrapartida, a população ocupada ultrapassou os 100 milhões pela primeira vez na série histórica iniciada em 2012, com um crescimento de 0,9% em setembro.
Com 66,6 milhões de pessoas, a população fora da força de trabalho ficou estável frente ao trimestre anterior, mas cresceu 2,7% ante o mês de 2022.
A taxa de informalidade foi de 39,1% da população ocupada, percentual correspondente a 39,2 milhões de trabalhadores informais. Já o número de empregados com carteira de trabalho no setor privado chegou a 37,6 milhões.
O rendimento real habitual foi estimado em 2.999 reais, crescimento de 1,7% no trimestre e 3,9% no ano.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)