Desconexo da realidade, governo projeta alta de PIB de 2,1% em 2022
Enquanto o mercado revisa semanalmente as projeções para o crescimento econômico, diante da escalada da inflação e do processo de aumento de juros, o governo, desconexo da realidade, ainda espera que a atividade produtiva terá força no próximo ano. O Ministério da Economia revisou a estimativa de alta do Produto Interno Bruno (PIB) para 2022 de 2,5% para 2,1%...
Enquanto o mercado revisa semanalmente as projeções para o crescimento econômico, diante da escalada da inflação e do processo de aumento de juros, o governo, desconexo da realidade, ainda espera que a atividade produtiva terá força no próximo ano. O Ministério da Economia revisou a estimativa de alta do Produto Interno Bruno (PIB) para 2022 de 2,5% para 2,1%.
“O valor superior projetado por esta Secretaria se deve à melhora no mercado de trabalho e no investimento privado, principalmente em infraestrutura”, informou a Secretaria de Política Econômica, por meio do Boletim Macrofiscal.
No mercado, segundo o Focus, a mediana das projeções dos economistas ouvidos pelo BC para o crescimento econômico está em 0,93%. A estimativa é revisada há seis semanas consecutivas.
Para 2021, a estimativa da equipe econômica foi reduzida de 5,3% para 5,1%. No mercado, a mediana das expectativas projeta alta de PIB de 4,88%.
A expectativa do Ministério da Economia para a taxa de inflação de 2021 aumentou de 7,9% para 9,7%. Para 2022, a projeção de IPCA passou de 3,75% para 4,70%.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)