Deputado defende autonomia do BC após ofensiva do PT
O deputado Sanderson (PL, foto) defendeu a autonomia do Banco Central diante das críticas que a autarquia vem sofrendo de Lula (PT) e de aliados do governo...
O deputado Sanderson (PL, foto) defendeu a autonomia do Banco Central diante das críticas que a autarquia vem sofrendo de Lula (PT) e de aliados do governo. Para o parlamentar bolsonarista, uma eventual mudança da regra provocaria efeitos drásticos à economia e à vida dos cidadãos.
“Retirar a autonomia do Banco Central seria um verdadeiro desastre na política monetária brasileira, com reflexos nefastos à economia como um todo”, argumentou Sanderson.
Nos últimos dias, o presidente e nomes próximos a ele iniciaram uma fritura pública do presidente do BC, Roberto Campos Neto, para pressioná-lo a deixar o cargo espontaneamente.
Segundo a lei que estabelece a autonomia do Banco Central, o presidente do órgão pode ser exonerado caso apresente “desempenho insuficiente para o alcance dos objetivos do Banco Central do Brasil”. Esse pedido, no entanto, deve ser aprovado no Senado, por maioria absoluta. Líderes do Casa afirmaram hoje a O Antagonista que não há clima para uma eventual saída de Roberto Campos Neto. Alguns parlamentares, inclusive, têm se resignado sobre o que chamam de “tentativa de interferência indevida” do Poder Executivo no Legislativo.
Mais cedo, como mostramos, o presidente do BC voltou a defender a independência da autarquia.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)