CVM abre processo por ‘fake news’ contra ex-executivos da IRB
A CVM (Comissão de Valores Mobiliários, que regula o mercado de ações brasileiro) decidiu abrir processo contra dois ex-executivos da resseguradora IRB Brasil Re por divulgação de informações falsas e manipulação de mercado...
A CVM (Comissão de Valores Mobiliários, que regula o mercado de ações brasileiro) decidiu abrir processo contra dois ex-executivos da resseguradora IRB Brasil Re por divulgação de informações falsas e manipulação de mercado, informa a Folha.
No início de 2020, José Carlos Cardoso e Fernando Passos, então presidente e diretor financeiro da IRB, disseram em reunião com analistas que o fundo de investimentos Berkshire Hathaway, do bilionário Warren Buffett (foto), havia comprado participação relevante na empresa.
Com isso, as ações subiram 6,6% no dia seguinte —só que o fundo de Buffett desmentiu a informação dizendo nunca ter participado nem ter interesse de participar da companhia, detonando uma onda de desconfiança em relação à sua gestão.
Cardoso e Passos renunciaram em meio à crise, e uma investigação contratada pela gestão que os substituiu detectou irregularidades no pagamento de cerca de R$ 60 milhões em bônus a diretores e colaboradores nos anos anteriores.
Segundo a CVM, Cardoso falhou em seu dever de diligência ao divulgar informação falsa ao mercado. Passos, por sua vez, é acusado de manipulação de preços no mercado de ações.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)