CVC melhora no 4º trimestre, mas fecha ano com alta de 5,4% no prejuízo
Nos últimos três meses do ano passado, no entanto, as perdas recuaram 23% na comparação com o mesmo período do ano anterior
A empresa de turismo CVC fechou o ano passado com prejuízo líquido de 456,9 milhões de reais, o que representa uma piora de 5,4% em relação a 2022.
No quarto trimestre deste ano, as perdas da CVC foram de 74,5 milhões de reais, uma redução de 23% em relação aos 96,8 milhões de reais registrados no mesmo período do ano anterior. Essa melhora nos resultados é atribuída ao aumento das vendas diretas ao consumidor (B2C) e à operação na Argentina.
Apesar do prejuízo, a receita líquida da CVC teve acréscimo de 9,6% no último trimestre do ano passado em comparação com o mesmo período do ano anterior, totalizando 352,2 milhões de reais. Ao longo do ano, a receita líquida da empresa cresceu 5,8%, alcançando 1,2 bilhão de reais.
Por outro lado, o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) apresentou uma queda significativa. No último trimestre de 2022, houve redução de 34,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. Ao longo do ano, o recuo foi ainda maior, chegando a 46,9%, totalizando 88 milhões de reais.
As despesas operacionais da companhia apresentaram aumento de 25% no último trimestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 297,9 milhões de reais. Desse valor, 32,3 milhões de reais são provenientes de eventos não-recorrentes.
Por outro lado, as despesas gerais e administrativas tiveram queda de 28,7% entre outubro e dezembro. A gestão atribuiu essa redução das despesas ao trabalho realizado nas melhorias estruturais e na revisão de contratos feitos ao longo do período.
A CVC registrou crescimento de 9,1% nas reservas confirmadas no último trimestre do ano passado, impulsionado pelas vendas realizadas durante a Black Friday. Ao longo de 2023, esse índice foi de 10,4%.
A rede de lojas físicas da CVC também continuou a expandir. Entre outubro e dezembro de 2023, foram abertas 42 novas unidades, enquanto 26 foram encerradas. A empresa tem apostado em uma estratégia de fortalecer a presença física no mercado.
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