Com exterior ruim, Ibovespa pode renovar hoje recorde negativo histórico
Os investidores em renda variável estão vivendo dias inéditos na Bolsa de Valores de São Paulo. O principal índice acionário brasileiro fechou no vermelho todos os dias do mês de agosto deste ano. Hoje, o cenário promete continuar desafiador...
Os investidores em renda variável estão vivendo dias inéditos na Bolsa de Valores de São Paulo. O principal índice acionário brasileiro fechou no vermelho todos os dias do mês de agosto deste ano. Hoje, o cenário promete continuar desafiador. As principais bolsas européias negociam em queda após a Ata do FOMC (Comitê Federal do Mercado Aberto, espécie de Copom americano) apontar riscos de alta para a inflação nos EUA na tarde de ontem. Os europeus observam com cautela o aumento do rendimento dos títulos americanos em resposta a uma posível retomada de uma política monetária mais contracionista.
Além disso, temores com a solidez da economia chinesa têm aumentado após o início de problemas de solvência da gestora Zhongzhi e da maior incorporadora do país, Country Garden. O banco Morgan Stanley reduziu a expectativa de crescimento para o gigante asiático de 5% para 4,7% neste ano e citou as dificuldades financeiras e o desaquecimento do setor imobiliário local como principais motivos para a revisão.
Na agenda de hoje, às 12h, o mercado deve acompanhar entrevista do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, por aqui, e a divulgação dos dados de novos pedidos de seguro-desemprego nos Estados Unidos.
No campo político, as tratativas para a votação da proposta de prorrogação da desoneração da folha até 2027 para os 17 setores que mais empregam no país e a taxação de fundos offshore pode indicar o grau de tensão no relacionamento da Fazenda com a Câmara dos Deputados, após Haddad ter criticados líderes da Casa, inclusive o presidente Arthur Lira. A ampliação da validade da desoneração da folha antes do orçamento pressionaria ainda mais o desenho das contas públicas para o ano que vem. Outro ponto importante é a perspectiva de votação do arcabouço fiscal na semana que vem.
As investigações sobre a responsabilidade pelo apagão elétrico no início da semana também podem movimentar o mercado, após a Eletrobras admitir que houve um desligamento de linha de transmissão da companhia em função de falha no sistema de proteção. Outro ponto de atenção é a manifestação da Procuradoria Geral da República pela incostitucionalidade da limitação do voto da União no conselho da elétrica após a desestatização.
No campo das commodities, o minério de ferro sobe quase 5% em Singapura, cotado a US$ 105,45 a tonelada. O petróleo também é negociado em alta, com o barril tipo Brent avançãndo 0,84%, às 8h03, negociado a US$ 84,15.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)