Com 82% de inflação, Turquia aposta em política “criativa” e corta juros
O banco central turco anunciou, agora pela manhã, um surpreendente corte da taxa básica de juros do país, que passou de 13% ao ano para 12% a.a.. De acordo com comunicado do Comitê de Política Monetária local, a redução no custo dos empréstimos...
O banco central turco anunciou, agora pela manhã, um surpreendente corte da taxa básica de juros do país, que passou de 13% ao ano para 12% a.a. De acordo com comunicado do Comitê de Política Monetária local, a redução no custo dos empréstimos foi necessária em função da perda de dinamismo da atividade econômica.
O país registrou 82% de inflação nos últimos doze meses encerrados em agosto, o maior nível dos últimos 24 anos. Mesmo assim, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, tem pressionado a autoridade monetária local para não aumentar as taxas de juros, porque acredita que elas aumentam a pressão sobre os preços.
Em agosto do ano passado, Erdogan substituiu o chefe do banco central turco pela quarta vez desde julho de 2019, por Sahap Kavcioglu, que parece compartilhar os mesmos princípios do mandatário. À época, a Turquia tinha uma inflação anual em 19,25% e taxa de juros em 19%. De lá para cá, a pressão sobre os preços disparou e a moeda turca desvalorizou cerca de 54% em relação ao dólar norte-americano.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)