Carlos França diz que proposta da UE de banir produtos de áreas desmatadas é protecionismo
Carlos França (foto) disse ao Financial Times que a proposta da União Europeia (UE) de banir a entrada de produtos agrícolas no bloco vindos de áreas de desmatamento é "protecionismo comercial" e "miopia". A entrevista foi publicada neste domingo (28).
Carlos França (foto) disse ao Financial Times que a proposta da União Europeia (UE) de banir a entrada de produtos agrícolas no bloco vindos de áreas de desmatamento é “protecionismo comercial” e “miopia”. A entrevista foi publicada neste domingo (28).
A União Europeia apresentou uma proposta que pode determinar que países que vendem commodities para o bloco, como carne, soja e café, tenham de comprovar que elas não foram produzidas em áreas de desmatamento ou de degradação ambiental após 2020.
“O que eu não posso aceitar é que o meio ambiente seja usado sob a forma de protecionismo comercial. É ruim para os fluxos de consumo e comércio”, disse.
O ministro também afirmou que o desmatamento ilegal é tratado como assunto de polícia porque está conectado com outros crimes. Segundo ele, não há no país o desejo de esconder o problema.
“Não existe desejo do Brasil de esconder o problema. Quando existe desmatamento ilegal, ele está geralmente conectado a outros crimes, como infrações trabalhistas, evasão fiscal e lavagem de dinheiro. Nós estamos tratando isso como assunto de polícia e estamos tendo resultados”, afirmou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)