Campos Neto votou com o governo no corte da taxa de juros
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, votou pelo corte de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros (Selic). A ultima vez que houve redução do indicador foi há três anos...
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, votou pelo corte de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros (Selic). A ultima vez que houve redução do indicador foi há três anos. Com a baixa, o patamar do indicador fica em 13,25% ao ano.
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central divulgou a decisão pouco após o fechamento dos mercados nesta quarta-feira (2). O placar foi de 5 a 4 a favor do corte de meio ponto na Selic, e foi Campos Neto quem desempatou.
A decisão deixou a equipe econômica aliviada, mas surpreendeu o mercado financeiro, que esperava um corte mais tímido no início do ciclo de baixas.
Votaram por uma redução de 0,50 ponto percentual os seguintes membros do Comitê: Roberto de Oliveira Campos Neto (presidente), Ailton de Aquino Santos, Carolina de Assis Barros, Gabriel Galípolo e Otávio Ribeiro Damaso.
Votaram por uma redução de 0,25 ponto percentual os seguintes membros: Diogo Abry Guillen, Fernanda Magalhães Rumenos Guardado, Maurício Costa de Moura e Renato Dias de Brito Gomes.
“O Comitê reforça a necessidade de perseverar com uma política monetária contracionista até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas”, diz o Banco Central, no comunicado.
O corte veio após meses de contenda entre o Banco Central e o governo federal. O patamar de 13,75% ao ano, o mesmo desde agosto de 2022, inflamou a relação.
A reunião que decidiu a redução foi a primeira com a participação de Gabriel Galípolo e Ailton Aquino, os indicados do presidente Lula para a cúpula da autarquia.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)