Caixa e BNDES devem ampliar repasse de dividendos
Integrantes da Caixa Econômica Federal (foto), do BNDES e do Executivo disseram a O Globo que os bancos estatais devem atender ao pedido do governo federal e ampliar seus repasses de dividendos neste ano...
Integrantes da Caixa Econômica Federal (foto), do BNDES e do Executivo disseram a O Globo que os bancos estatais devem atender ao pedido do governo federal e ampliar seus repasses de dividendos neste ano.
O objetivo do Ministério da Economia é cobrir o rombo que será criado com a PEC kamikaze e tentar fechar no azul as contas de 2022. Como publicamos mais cedo, a pasta enviou às quatro principais estatais —Caixa, BNDES, Petrobras e Banco do Brasil— um ofício que solicita a elas a ampliação do pagamento de dividendos.
“Hoje, a Caixa repassa 25% do seu lucro para o governo federal. A tendência é que esse percentual suba para 50% — fatia que já é permitida pelo estatuto do banco. A instituição financeira também deve pagar dividendos de forma retroativa (de 2019, 2020 e 2021) para atender ao pedido do controlador e reforçar o caixa federal”, escreve o jornal carioca.
O BNDES deve antecipar o repasse de dividendos, tornando-o trimestral; hoje ele é semestral. Assim, as duas estatais devem repassá-los ao governo em até dois meses, já que estão próximas de divulgarem os seus resultados do segundo trimestre. Segundo O Globo, a Petrobras tambpem estuda antecipar a distribuição de dividendos a seus acionistas.
O resultado disso, como escreveu Ivan Sant’Anna em texto que publicamos mais cedo, serão “cofres magros” para o primeiro ano do próximo governo, seja ele qual for.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)