Busca por crédito cai 9,1% e atinge menor nível da série histórica
A busca por crédito pelos brasileiros caiu 9,1% entre janeiro e dezembro de 2023. O percentual já registrado desde o início da série histórica do índice...
A busca por crédito pelos brasileiros caiu 9,1% entre janeiro e dezembro de 2023. Esse é o menor percentual já registrado desde o início da série histórica do índice.
Dados são de um relatório divulgado nesta quarta-feira (17) pela Serasa Experian.
Os brasileiros que recebem até R$ 500 que tiveram a queda mais expressiva (-11,4%) e aqueles ganham mais de R$ 10 mil por mês a menor (7,1%).
Segundo a Serasa Experian, 2023 foi o segundo ano consecutivo em que a busca por crédito na praça diminuiu em vez de aumentar.
Dezembro de 2021 foi o período em que a população mais buscou incentivos financeiros com bancos e outras instituições, alcançando uma demanda de 19,1%. Essa alta pode ter sido impulsionada pela pandemia de covid-19, situação em que muitas famílias buscam soluções de crédito para manter a renda após medidas de lockdown.
Todas as regiões registraram queda na busca por recursos financeiros no acumulado de 2023, com destaque para o Distrito Federal (17,7%), o Amapá (-17,5%) e o Rio de Janeiro (-17,0%). Apenas Santa Catarina ficou abaixo dos 3% de retração com -1,7% no passado.
Varejo
As vendas no comércio varejista no país variaram 0,1% em novembro do ano passado. Pelo segundo mês consecutivo, o indicador mostrou estabilidade ante o mês anterior, pois em outubro a variação havia sido de -0,3%. O acumulado do ano chegou a 1,7% e o dos últimos 12 meses, a 1,5%.
Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio divulgada nesta quarta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“O comércio tem trajetória de crescimento em 2023, mas sem avanços significativos mês a mês. O setor apresentou volatilidade muito baixa, com resultados muito próximos de zero. À exceção de janeiro, no restante do ano ou houve estabilidade ou taxas muito baixas”, analisou, em nota, o gerente da pesquisa, Cristiano Santos.
Das oito atividades pesquisadas, seis tiveram resultados positivos em novembro. Os principais impactos sobre o índice geral vieram de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (18,6%), móveis e eletrodomésticos (4,5%) e tecidos, vestuário e calçados (3%).
Para o gerente da pesquisa, um dos fatores que explicam o resultado é a Black Friday, que acontece no fim de novembro, e, em 2023, ajudou a garantir a estabilidade das vendas. Ele explica que quatro atividades são influenciadas pela Black Friday: tecidos, vestuário e calçados; móveis e eletrodomésticos; equipamentos e material para escritório, informática e comunicação; e outros artigos de uso pessoal e domésticos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)