Bolsonaro planeja novas trocas na Petrobras, diz jornal
Jair Bolsonaro planeja novas mudanças na Petrobras, diz O Globo. Além do presidente da estatal, José Mauro Coelho, mais três diretores da empresa estão na mira...
Jair Bolsonaro planeja novas mudanças na Petrobras, diz O Globo. Além do presidente da estatal, José Mauro Coelho, mais três diretores da empresa estão na mira do chefe do Executivo.
Integrantes da companhia e do Planalto disseram ao jornal que Bolsonaro quer trocar três diretores: o financeiro, o de tecnologia e o de relações institucionais. Com exceção da financeira, as outras diretorias não têm ligação com os preços dos combustíveis.
Neste cenário, a articulação desperta suspeitas de que o presidente esteja querendo usar a alta dos combustíveis para aparelhar politicamente a Petrobras. Os três diretores são funcionários de carreira: dois da própria Petrobras e um cedido pelo Banco Central.
Segundo o jornal, pelo menos um dos candidatos de Bolsonaro, o ex-diretor da Gol Paulo Palaia, que ele tem intenção de colocar na área de tecnologia, é visto no entorno presidencial como bolsonarista. Hoje, a diretoria do setor é comandada por Juliano de Carvalho Dantas
A diretoria de relações institucionais, hoje comandada pelo economista do BC Rafael Chaves, administra a verba de comunicação da estatal, que foi de R$ 100 milhões de reais, em média, nos últimos 3 anos. Também administra os programas de responsabilidade social. Já a financeira é comandada atualmente pro Rodrigo Araújo.
Como mostramos, Jair Bolsonaro se esquivou nesse domingo (15) de responder se o presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, será substituído. Ele respondeu: “Pergunta para o Adolfo Sachsida” — ministro de Minas e Energia, que assumiu o cargo na semana passada, no lugar de Bento Albuquerque.
Na Petrobras, os diretores são indicados pelo presidente, mas precisam ser ratificados pelo conselho. O mandato é de 2 anos, com possibilidade de ter até 3 reconduções.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)