Bolsas encerram semana em queda com cenário global conturbado
Inflação em alta persistente na Europa e nos Estados Unidos reforçaram perspectiva de juros mais altos e recessão econômica no médio prazo...
Inflação em alta persistente na Europa e nos Estados Unidos reforçaram perspectiva de juros mais altos e recessão econômica no médio prazo. Com isso, as principais bolsas de valores do mundo fecharam o dia em queda e também registraram desvalorização na semana como um todo.
Por aqui, o Ibovespa “sextou” com mais de 2% de perda, acumulando 4,74% de prejuízo na semana. O mercado local seguiu o mau humor internacional, e os juros também subiram na semana nos vencimentos intermediários e longos. O real perdeu força contra o dólar no período, e a moeda americana se valorizou perto de 2,30% desde segunda-feira, cotado a R$ 5,32.
No exterior, além do IPC (Índice de Preços ao Consumidor) e do IPP (Índice de Preços ao Produtor) norte-americano mostrarem força inflacionária e sedimentarem o aumento de 0,75 p.p. na taxa Fed Funds (espécie de Taxa Selic norte-americana) em novembro, os dados piores que o esperado também reforçaram apostas de um ajuste de mesma magnitude em dezembro. Com juros subindo rapidamente nos EUA, dólar ganhou força contra os principais pares mundiais.
Pra fechar a semana, o Reino Unido promoveu a troca do ministro das Finanças, cargo que será ocupado agora por Jeremy Hunt, após a demissão de Kwasi Kwarteng em função de o pacote econômico apresentados no dia 23 de setembro ter provocado um terremoto nos mercados e quase falido os fundos de pensão ingleses. Por enquanto, Hunt (que já foi ministro de Relações Exteriores) tem até o fim deste mês para apresentar um novo plano, que reduza o risco fiscal nas terras do rei Charles III. Nos próximos dias, os britânicos prometem muita discussão sobre a permanência no cargo da primeira-ministra e uma das idealizadoras do pacote apresentado por Kwarteng, Liz Truss.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)