Bolsa fecha em alta, puxada por Vale, Petrobras e Itaú
Dia de valorização das commodities no exterior ajudou a impulsionar a valorização dos ativos nacionais
O Ibovespa, principal índice acionário nacional acompanhou o movimento positivo das bolsas em Nova York, impulsionado pelo depoimento de Powell em linha com as expectativas. As ações da Vale (+1,37%), da Petrobras (2,20% PN e +1,72% ON) e do Itaú (1,10%) foram as maiores contribuições na sessão desta quarta-feira, 6, também marcada pela recuperação das commodities no mercado internacional.
O índice encerrou o dia em alta de 0,62%, aos 128,9 mil pontos, interrompendo a sequência de dois pregões em queda. A Vale chegou a ver os papéis ampliarem os ganhos durante a sessão com rumores de que Walter Schalka, presidente da Suzano, e Sergio Rial foram sondados para assumirem o comando da empresa.
Do lado negativo do índice, JBS (-5,46%), Prio (-1,53%) e Weg (-0,80%) lideraram a pressão baixista sobre o indicador.
No mercado de juros, os ativos devolveram grande parte das baixas vistas na sessão anterior depois que os rendimentos dos títulos públicos americanos com vencimento em dois anos, que são mais sensíveis à política do FED (Federal Reserve), reverteram a queda.
O presidente do FED, Jerome Powell, falou ao Congresso dos Estados Unidos o esperado pelo mercado e afirmou que, provavelmente, será apropriado começar a reduzir os juros “em algum momento deste ano”. No entanto, ele deixou claro que a autoridade monetária ainda não está pronta para tomar uma decisão em relação às taxas de juros.
No mercado cambial, o dólar devolveu as quedas mais significativas do início da sessão para encerrar o dia em queda de 0,26% contra o real, cotado a 4,94 reais. A moeda americana tem apresentado fraqueza nos últimos dias, e o índice da divisa americana recuou pela quarta sessão consecutiva.
Por fim, no mercado de commodities, os futuros do minério de ferro registraram alta em Singapura. e o petróleo avançou 2%, chegando perto da máxima do ano, após os EUA reportarem sinais de aumento na demanda por combustível.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)