BNDES quintuplica gastos com publicidade em 2024
Em sete meses, o banco gastou 32,4 milhões de reais em 2024; no igual período do ano passado, foram gastos 6,3 milhões de reais
O Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) quintuplicou os gastos com publicidade nos sete primeiros meses de 2024. De janeiro a julho deste ano, o banco gastou 32,4 milhões de reais; no igual período do ano passado, foram gastos 6,3 milhões de reais.
A informação foi divulgada pelo site Diário do Poder e confirmada por O Antagonista.
Em nota oficial, o banco classifica como “distorção” a comparação entre os dois períodos. Para o BNDES, o aumento expressivo do valor gasto em publicidade ocorreu porque não houve ações de publicidade planejadas para o início do ano de 2023. E isso impactaria os dados de 2024.
“A informação de que a despesa teria quintuplicado em 2024 é distorcida porque usa como referência o comparativo com o 1º semestre de 2023, que foi prejudicado pela ausência de planejamento de ações publicitárias pela administração anterior para tal período”, justifica o banco.
Em números globais, os gastos com publicidade do BNDES nos sete primeiros meses de 2022 foi de 19,7 milhões de reais. Mesmo assim, um crescimento aproximado de 65% ao se comparar 2024 com 2022.
“As informações sobre despesas se referem ao regime de caixa do Banco, ou seja, correspondem à data do pagamento – após os procedimentos de verificação e auditoria da campanha – que pode ser inclusive referente a exercícios anteriores”, argumenta o BNDES.
“Não se trata, portanto, da data de veiculação da ação publicitária, uma vez que essa veiculação é distribuída ao longo do ano”, afirmou o banco em nota encaminhada a O Antagonista.
Na lista dos pagamentos em publicidade estão, por exemplo, 7,1 milhões de reais para empresas do grupo Globo (jornal O Globo, TV Globo, Globo News e plataformas digitais) e 1 milhão para as empresas da Folha de S. Paulo. Jornal e instituto DataFolha.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)