BC não divulgará metas para emprego e crescimento econômico
O Comitê de Política Monetária (Copom) não divulgará metas para o emprego e para o crescimento econômico, afirmou há pouco o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto (foto), durante a coletiva sobre o Relatório Trimestral de Inflação...
O Comitê de Política Monetária (Copom) não divulgará metas para o emprego e para o crescimento econômico, afirmou há pouco o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto (foto), durante a coletiva sobre o Relatório Trimestral de Inflação.
Com a lei de autonomia do BC, além de controlar a inflação, a autoridade monetária passou a ter como objetivo secundário “suavizar as flutuações do nível de atividade econômica e fomentar o pleno emprego”.
Historicamente, o BC divulga uma projeção para o crescimento econômico, mas não uma meta. Questionado por O Antagonista, Campos Neto afirmou que a lei diferencia o que é a meta primaria e o que é a meta secundária.
“Não [vamos divulgar metas para emprego e crescimento]. Inclusive, temos uma diferenciação do que é meta primária e o que é meta secundária. É sempre importante enfatizar que entendemos que a meta de emprego e a meta de suavização de ciclos está muito relacionada com a meta de inflação para um país como o Brasil. Existem experiências que mostram que a inflação se torna um imposto muito cruel para as pessoas de renda mais baixa, corroí a renda de forma assimétrica e desorganiza o setor produtivo porque fica mais difícil fazer previsões de longo prazo”, disse.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)