BC divulga lista de bancos com mais reclamações; veja ranking
O Banco Central divulgou o ranking de reclamações entre as 15 maiores instituições financeiras e de pagamento do Brasil no quarto trimestre de 2023. O BTG Pactual/Banco Pan lidera a lista. O pódio é seguido por Pagbank-PagSeguro e Bradesco. Os dados foram divulgados na tarde desta quinta-feira (25). BTG Pactual/Banco Pan teve índice de reclamações … Continued
O Banco Central divulgou o ranking de reclamações entre as 15 maiores instituições financeiras e de pagamento do Brasil no quarto trimestre de 2023.
O BTG Pactual/Banco Pan lidera a lista. O pódio é seguido por Pagbank-PagSeguro e Bradesco.
Os dados foram divulgados na tarde desta quinta-feira (25).
BTG Pactual/Banco Pan teve índice de reclamações de 34,11, com 791 registros procedentes, em um universo de 23,184 milhões de clientes.
Já o Pagbank-PagSeguro, com índice de 20,35 e 633 reclamações procedentes e, em terceiro, o Bradesco (índice de 18,96 e 2.007 reclamações procedentes).
O índice é calculado com base no número de reclamações consideradas procedentes, dividido pelo número de clientes da instituição, multiplicado por 1.000.000. Na prática, quanto maior o indicador, pior a classificação da instituição.
Veja a lista das instituições com mais reclamações:
- BTG Pactual/Banco Pan
- Pagbank-PagSeguro
- Bradesco
- Inter
- C6 Bank
- Santander
- Caixa
- Neon
- Original
- Itaú
- Nubank
- Votorantim
- Banco do Brasil
- Mercado Pago
- Ame Digital
Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços; problemas com cartão de crédito; e portabilidade de operações estão entre as principais reclamações — veja em detalhe no fim da reportagem.
Veja abaixo as dez reclamações mais frequentes no terceiro trimestre:
1. Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito (1.934)
2. Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking, ATM, credenciadora e operação de crédito (728)
3. Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade dos serviços relacionados a operações de crédito, exceto consignado (722)
4. Restrição à realização de portabilidade de operações de crédito consignado relativas a pessoas naturais (515)
5. Oferta ou prestação de informação sobre a conta ou serviços acessórios de forma inadequada (474)
6. Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade dos serviços relacionados a operações de crédito consignado (473)
7. Oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada (454)
8. Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade
das operações e serviços prestados relacionados a conta de pagamento pré-paga -instituição de pagamento (413)
9. Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade
das operações e serviços prestados relacionados a conta de pagamento pós-paga – instituição de pagamento (407)
10. Débito em conta não autorizado pelo cliente, ou não cumprimento das regras aplicáveis
(400)
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