Banco Central poderá emprestar a bancos até R$ 650 bilhões
O Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou o Banco Central a conceder empréstimos a instituições financeiras com garantia na carteira de crédito dessas entidades...
O Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou o Banco Central a conceder empréstimos a instituições financeiras com garantia na carteira de crédito dessas entidades.
A chamada “Linha Temporária Especial de Liquidez” deverá usada para aquisição de Letra Financeira com garantia na carteira de crédito dos bancos – LTEL-LFG.
“A medida tem o objetivo de minimizar os efeitos da crise sobre a economia real, assegurando a manutenção de níveis adequados de liquidez no sistema financeiro e, dessa forma, colaborando para o normal funcionamento do mercado de crédito”, afirma Bruno Serra Fernandes, diretor de Política Monetária do BC.
As operações terão prazo mínimo de 30 e máximo de 359 dias corridos.
O BC informa que, para maior segurança, “os créditos serão transferidos ao BC mediante a emissão de Letra Financeira Garantida (LFG) depositada em depositário central”.
“Poderão ser aceitos diversos ativos de natureza creditícia, com níveis de risco avaliados como AA, A e B, mediante a exigência de garantia em valor superior ao do empréstimo, de forma proporcional ao risco. Estima-se que o volume de créditos elegíveis para a operação seja da ordem de R$ 650 bilhões.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)