Banco Central Europeu mantém juros inalterados
A decisão era esperada e manteve acesa as aposta de que os juros europeus voltarão a cair em setembro, na próxima reunião do banco
O BCE manteve as taxas de depósito em 3,75% ao ano, após corte do mês passado, e evitou apontar prognósticos sobre quando pode retomar a redução nos juros. As de refinanciamento e de empréstimos também permanecem nos patamares anterioes de 4,25% a.a. e 4,5% a.a., respectivamente.
O Banco Central Europeu reiterou a mensagem de que os custos de empréstimos vão ficar “suficientemente restritivos pelo tempo que for necessário” para garantir que a inflação retorne à meta de 2%. “As pressões de preços domésticos ainda estão altas, a inflação de serviços está elevada e a inflação geral provavelmente permanecerá acima da meta até o ano que vem“, afirmou a autarquia em comunicado divulgado logo após a decisão.
De acordo com a coletiva de imprensa concedida pela presidente do BCE, Christine Lagarde, a inflação deve flutuar próxima dos níveis atuais no continente e retornar à meta de 2% no segundo semestre do ano que vem. A chefe da autoridade monetária também destacou que a decisão foi unânime no colegiado e que o grupo segue atento aos novos números econômicos para a definição sobre os próximos passos.
No mercado financeiro, a precificação da curva futura de juros europeia aponta que os investidores apostam em mais dois cortes nas taxas ainda este ano. Para setembro, a probabilidade de uma redução está acima de 80%, seguida de um nova pausa em outubro, e outro corte em dezembro (com 75% de chances.
Para Christine Lagarde, no entanto, o caminho ainda está indefinido. A presidente da autoridade monetária europeia defendeu aos jornalistas durante a coletiva que o que será feito em setembro ainda está em aberto e não há um caminho pré-determinado para a política monetária no continente.
O euro manteve a trajetória de valorização frente ao dólar e era negociado a 1,09 dólares, às 10h30, em queda de 0,21%.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)