Banco Central anuncia primeira venda de dólares desde 2009
O Banco Central anunciou hoje que irá vender dólares à vista das suas reservas internacionais. A prática não acontecia desde 3 de fevereiro de 2009, durante crise mundial...
O Banco Central anunciou hoje que irá vender dólares à vista das suas reservas internacionais. A prática não acontecia desde 3 de fevereiro de 2009.
A venda será diária, até alcançar US$ 550 milhões à vista. Ao mesmo tempo, o BC vai oferecer ao mercado contratos de swap reversos –que é a compra de dólares no mercado futuro–, mas avaliou que esse instrumento, sozinho, não atenderia à demanda por moeda estrangeira.
A medida foi anunciada em meio ao pânico nos mercados financeiros, após a China e a Alemanha apresentarem dados econômicos decepcionantes. Como consequência, a Bolsa caiu e o dólar fechou o dia cotado a R$ 4,04, alta de 1,78%.
“Considerando a conjuntura econômica atual, a redução na demanda de proteção cambial (hedge) pelos agentes econômicos por meio de swaps cambiais e o aumento da demanda de liquidez no mercado de câmbio à vista, o Banco Central do Brasil comunica que, para efeito de rolagem da sua carteira de swaps, implementará a oferta de leilões simultâneos de câmbio à vista e de swaps reversos”, diz o BC em nota.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)