Balanços de big techs e emprego nos EUA preocupam mercado
Amazon e Intel decepcionam analistas e ações de ambas as empresas são penalizadas na pré-abertura com quedas de mais de 8% e 20%, respectivamente
A sessão desta sexta-feira, 2, deve ser marcada pela reação dos investidores a dados do mercado de trabalho e aos balanços de gigantes da tecnologia nos Estados Unidos. Após números abaixo do esperado para indicadores da atividade econômica americana, a preocupação com uma possível recessão nos EUA afetou o humor no mercado financeiro.
A temporada de resultados também tem corroborado a ideia de que o FED (Federal Reserve) pode ter demorado demais para iniciar o ciclo de relaxamento monetário, com diversas empresas revisando para baixo as previsões para os próximos trimestres.
Na noite de quinta-feira, 1º, Intel e Amazon divulgaram balanços piores que o esperado por analistas, e as ações de ambas têm sido penalizadas nas negociações pré-abertura. Os papéis da Intel caiam mais de 20% no início da manhã, enquanto os da Amazon recuavam mais de 8%.
O mau humor com as principais ações da bolsa americana pode piorar se os números do Payroll, relatório de emprego americano, apresentarem um arrefecimento ainda mais forte que o esperado no mercado de trabalho. A expectativa para o levantamento é de abertura de 175 mil novas vagas em julho, contra 206 mil postos criados no mês anterior.
A deterioração do sentimento com a economia americana tem levado os investidores a reduzirem as apostas em ativos considerados mais arriscados, o que drena recursos de países emergentes. Como resultado, o dólar alcançou o maior patamar desde março de 2021, cotado a 5,75 reais no fechamento da quinta-feira, 2.
A geopolítica também tem contribuído para conter o apetite ao risco. As eliminações recentes de líderes do Hamas elevaram ainda mais a tensão no Oriente Médio, com o Irã e os grupos terroristas Hezbollah e o próprio Hamas prometendo vingança.
No cenário corporativo local, os investidores reagem a publicação dos resultados do 2º trimestre de Cielo e Eztec, que fazem parte do Ibovespa, além de outras empresas listadas em bolsa.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)