B3 passa a ofertar contratos a termo para FIIs e BDRs
O derivativo oferece a possibilidade de adquirir ativos com prazo e taxa definidos entre comprador e vendedor
A B3, Bolsa de Valores do Brasil, expandirá as ofertas aos investidores com contratos a termo para FII (Fundos de Investimento Imobiliários) e BDRs (Brazilian Depositary Receipts) Não Patrocinados.
A iniciativa permite a compra desses ativos com pagamento futuro. Entre os ativos que poderão ser negociados no mercado a termo estão diversos FIIs, como BTLG11, CPTS11 e HGLG11, e BDRs de grandes empresas internacionais, como Apple (AAPL34) e Amazon (AMZO34).
A inclusão dos FIIs no mercado a termo é resultado de uma demanda do mercado e parte da agenda de desenvolvimento de produtos da B3. Thalita Forne, superintendente de Produtos Listados da B3, destaca, em nota, que “a viabilização do termo para FIIs irá impulsionar e sofisticar ainda mais as operações dos investidores“, em um mercado que conta com 439 fundos listados e 2,7 milhões de investidores, com volume médio diário de 283 milhões de reais em 2024.
Além dos FIIs, os BDRs Não Patrocinados também serão beneficiados pela introdução dos contratos a termo. Esses ativos, que replicam o desempenho de ações de empresas negociadas em bolsas internacionais, têm atraído um número crescente de investidores, com volume médio diário de 307 milhões de reais este ano.
A possibilidade de negociar contratos a termo desses BDRs permite uma maior diversificação das carteiras e amplia as oportunidades de exposição ao mercado internacional, incluindo grandes empresas como Tesla, Microsoft, Meta Platforms e Alibaba.
O que é um contrato a termo?
O contrato a termo listado na B3 é um derivativo que oferece aos investidores a possibilidade de adquirir ativos como ações, units, FIIs ou BDRs, com prazo e taxa definidos entre comprador e vendedor.
Esse tipo de operação é ideal para quem deseja aproveitar oportunidades de mercado sem a necessidade de desembolso imediato. Diferentemente dos contratos futuros, onde ajustes diários são feitos com base na oscilação do mercado, o contrato a termo compromete as partes a realizarem a operação na data acordada, independentemente das condições de mercado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)